História de São Rafael Arcanjo
Um dos arcanjos venerados pelo nome na igreja como Miguel e Gabriel. O nome Rafael significa "Aquele que cura" e por isso é considerado um dos anjos de cura. Ele é honrado na tradição cristã como o líder dos anjos guardiões, o anjo dos conhecimentos e o anjo da ciência. No Velho Testamento, Rafael parece no livro de Tobias, no qual ele provê muita ajuda a Tobias para se livrar dos tormentos do demônio Asmodeus.No fim do livro ele diz a Tobias: "Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Gloria do Senhor" (12:15). Ele não é mencionado no Novo Testamento, mas a tradição o identifica como o anjo da ovelha em João 5:2.
Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo (ele é um dos três anjos que visitaram a Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra). Poetas também fazem Rafael uma parte da sua famosa composição como é o caso de Milton no Paraíso Perdido no qual o anjo é chamado de "um espírito sociável" que viaja com Tobias.
Na arte litúrgica da Igreja é mostrado como um jovem carregando um bastão, para auxiliá-lo na caminhada e/ou um peixe porque foi com o fel do peixe que Rafael mandou Tobias untar os olhos do pai para que ficasse curado (livro de Tobias).
Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com Gabriel e Miguel.
Deve se notar que "anjo" denota uma função e não uma natureza. Aqueles santos espíritos no céu têm sido chamados de anjos. Mas eles só devem ser chamados de anjos quando entregam alguma mensagem e aqueles que entregam mensagens de suprema importância são chamados arcanjos.
"Rafael significa remédio de Deus e quando ele tocou os olhos de Tobit para curá-lo, ele baniu a escuridão de sua cegueira. Assim ele é por justa causa chamado aquele que cura". Trecho de uma homilia do Papa São Gregório o Magno
fonte: http://www.paroquiasaorafael.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário